Segue procedimentos para verificação de e-mails bloqueados, identificados como spam.


O primeiro passo é acessar o endereço http://quarentena.ftc.com.br, a página da imagem abaixo irá abrir, onde você deve utilizar seu usuário e senha do webmail para acesso.





Após o login, vá a opção "Quarentena" do menu lateral, sinalizado na imagem:



Será exibido a lista de e-mails registrados como SPAM, numa lista como da imagem abaixo, onde é possivel ver data e hora que o e-mail foi enviado, o remetente, destinatário (seu e-mail ou grupo de e-mails), o assunto e o tamanho do conteúdo do e-mail.



No campo ações você tem as seguintes opções de uso:


 - A lupa mostra o conteúdo do e-mail, para que possa se certificar do que se trata o e-mail.


 - Essa opção apenas libera o e-mail, para que vá a caixa de entrada do e-mail.


 - Essa opção libera o e-mail, porém cadastra o remetente na "Lista Branca" de e-mails, não bloqueando mais o remetente como spam.


 - Essas duas opções removem o e-mail da lista de quarentena, sendo que a segunda opção cadastra o remetente na lista negra, não exibindo mais e-mails do remetente no relatório da quarentena.


 - Essa opção permite encaminhar o e-mail para outro usuário, caso necessário.



Através da opção Pesquisa, localizada no topo da página da opção quarentena, é possivel fazer filtros para localizar e-mails que possam estar na quarentena de e-mails.Os campos mais indicados para uso da pesquisa são: Data, Remetente e assunto.

Voltando ao menu lateral, é possivel encontrar as opções Lista branca e Lista negra, onde é possivel gerenciar os remetentes liberados ou bloqueados.




Através da opção "Cadastrar contato(s)" é possivel cadastrar e-mails para liberação ou bloqueio manualmente, dependendo de qual Lista está aberta.



Cada linha é cadastrado um e-mail, caso queira cadastrar mais de um e-mail, utilize o botão com sinal de mais destacado para incluir mais linhas.


Após cadastrar os e-mails nas listas utilize o botão  para que seja registrado de fato na lista de liberação ou bloqueio.


IMPORTANTE: Pode ser que após a liberação ele vá para a caixa de SPAM de seu cliente de e-mail (Zimbra ou Outlook).